Aguarde, carregando...Aguarde, carregando o conteúdo

Projeto de Resolução

PROJETO DE RESOLUÇÃO1314/2014

            EMENTA:
            CONCEDE A MEDALHA TIRADENTES E O RESPECTIVO DIPLOMA À ANF – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS.
Autor(es): Deputado ANDRE LAZARONI

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
    Art. 1º - Fica concedida a Medalha Tiradentes e o respectivo diploma à ANF – Agência de Notícias das Favelas.

    Art. 2º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação.


    Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 05 de agosto de 2014.


    ANDRÉ LAZARONI

    Deputado Estadual

JUSTIFICATIVA

A ANF - Agência de Notícias das Favelas foi fundada pelo jornalista André Fernandes, que morou e trabalha há mais de vinte anos nas favelas, para atender a demanda da imprensa e da sociedade que precisavam obter informações sobre o que acontecia no contexto desses locais no Rio de Janeiro. Fundada em janeiro de 2001, foi logo reconhecida pela Reuters como a primeira agência de notícias de favelas do mundo.
A missão da organização é estimular a integração e a troca de informações entre as favelas, com a finalidade de melhorar, por meio de formação de uma grande rede de colaboradores, a qualidade de vida do povo.
Após trabalhar como missionário no morro Borel e Santa Marta, como assessor de assuntos comunitários da Fábrica de Esperança em Acari, de ter coordenado a campanha Rio Desarme-se, ter fundado a Casa da Cidadania e ter sido secretário executivo da Casa da Paz, em Vigário Geral, André Fernandes, resolveu fundar a Agência de Notícias das Favelas. O motivo foi o grande número de telefonemas de jornalistas e estudiosos, que recebia todos os dias, durante a década de noventa, quando a entrada da imprensa nas favelas do Rio de Janeiro era quase que impossível, democratizando assim as informações desses locais.
Atualmente a Agência de Notícias das Favelas conta com mais de duzentos colaboradores, que escrevem em seu portal, com mais de vinte mil usuários. É a responsável pelo jornal mensal A VOZ DA FAVELA, com tiragem de cinqüenta mil exemplares e também do Guia das Favelas, um anuário bilíngüe sobre turismo e cultura, lançado de forma impressa, on line e também de aplicativo para celulares.
A organização que foi fundada há treze anos, hoje está consolidada, atuando em centenas de favelas, não só no Rio de Janeiro, mas em outros estados. Um exemplo disso é o trabalho que realiza de publicidade, com mais de mil pontos, em mais de 400 favelas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Recentemente foi lançado o livro “Perseguindo um sonho – A história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo”, onde o autor, fundador da organização, conta seus mais de vinte anos de trabalho nas favelas do Rio de Janeiro, com prefácio do pastor Caio Fábio e do Dr. Nilo Batista. Sobre o livro, Adriana Facina, Doutora em ciências sociais e estudiosa sobre o tema de favelas, afirmou que: “ficou impactada com as histórias narradas ali”, e diz ser “Obrigatório para quem pesquisa favelas."
O sonho do fundador da organização é ver um dia, em cada favela do mundo, um correspondente da organização. A organização conta com parcerias importantes, tais quais a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e a Approach, uma das maiores agências de comunicação do país.

Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código20140501314AutorANDRE LAZARONI
Protocolo24438/2014Mensagem
Regime de TramitaçãoOrdinária

Entrada 12/08/2014Despacho 12/08/2014
Publicação 13/08/2014Republicação
Comissões a serem distribuidas


01.:Normas Internas e Proposições Externas


Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1314/2014TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1314/2014





TOPO
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

PALÁCIO TIRADENTES

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
CEP 20010-090    Telefone +55 (21) 2588-1000    Fax +55 (21) 2588-1516

Instagram
Facebook
Google Mais
Twitter
Youtube